[RESENHA] - Azeitona - Bruno Miranda




"Oi, eu sou o bruno e esse aqui é o". O Bruno foi uma das minhas maiores inspirações quando estava caminhando com o blog. Sempre assistia os vídeos para ficar por dentro do assunto e é claro, dar aquela gargalhada e quando eu me vi com o livro dele na mão, lendo desesperadamente e achando sem dúvidas o melhor livro nacional que eu li no ano, senti tudo novamente. Tudo o que eu sentia no começo do blog. Quer saber mais do livro? Continue lendo :)




Título: Azeitona
Autor: Bruno Miranda
Editora: Outro Planeta
Número de Páginas: 352
Ano de Publicação: 2016
Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.
Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.
O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.
O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.


  Após a morte dos seus pais quando ainda pequeno, Ian teve que ser criado por sua irmã. Ele sabe dos problemas financeiros que eles passam e agora que começou a ganhar seu próprio dinheiro, se sente na obrigação de retribuir todo o esforço de sua irmã. Mas ele não esperava que Iris ficaria grávida e que com o pouco dinheiro eles teriam que sustentar mais um integrante para o time.

  Ao acompanhar Iris a uma consulta de pré-natal, ele é surpreendido por uma produtora de TV que o confunde com um pai adolescente e o convida para participar de um reality show "Novos Pais". Ian se sente recuado e tenta explicar que estava acontecendo um engano, mas após saber o valor que foi proposto para sua participação ele logo se vê em vantagem e uma ótima oportunidade de conseguir dinheiro para ajudar com as despesas.

  Vamos aos fatos, Ian está participando de um reality Show para jovens pais, mas nem uma namorada ele tem. Sua irmã não pode nem desconfiar dessa loucura que ele está fazendo. Só lhe restou convencer a unica menina que poderia lhe salvar dessa situação. Emilia.

  Emília tem problemas em se relacionar com a mão, é briga na certa! Seu maior desejo é conseguir dinheiro para conseguir sair de casa, e ela encontra no cachê a solução para realizar seu sonho. Ela não está gravida e não sabe como vão fingir isso, ela só sabe que precisará esconder as gravações da sua mãe e de seu namorado.

  Encontramos uma narração em terceira pessoa e muito bem elaborada. Sabe quando a escrita te dá aquele gostinho de quero mais e você não consegue parar de ler? Bruno Miranda me deixou assim, fascinado e encantado, eu me surpreendi a ponto de esquecer que era um romance de estréia de um jovem de 19 anos.

  Com reviravoltas e um conteúdo nada exagerado, Bruno deixa bem claro o quanto que pesquisou sobre o assunto, e que não entrou no mercado de brincadeira.

  A forma como ele desenvolveu os personagens nos deixa como se fossemos amigos dos personagens e a todo tempo estamos desejando o melhor pra eles (mesmo quando não merecem). Por diversas vezes em me encontrei dando gargalhadas durante a leitura, e não tem nada melhor do que entrar na história a ponto de esquecer tudo e só querer chegar ao fim.



A capa de Azeitona, sem duvidas é uma das mais bonitas da minha estante. A simplicidade e as cores chamativas caíram muito bem para ele. É o tipo de livro que qualquer leitor compraria, mesmo se fosse só pela capa


Sobre Bruno Miranda (@Bubarim):





Bruno Miranda tem 20 anos e nasceu em Içara (SC). Estreou no Youtube com um canal sobre livros em 2012, o Minha Estante, que se tornou referência do gênero.

Em 2015, passou a se dedicar exclusivamente ao canal de humor sobre cotidiano e cultura pop que leva seu nome, onde pôde juntar as duas coisas que mais gosta: escrever roteiros e atuar. Hoje possui mais de 140 mil inscritos..


O que mais gostei:

 De onde Bruno Miranda tirou essa ideia magnifica??? Eu fiquei muito apaixonado pelo livro. Me apeguei muito ao Ian e Emília. Não conseguia parar nem pra comer, me sentia ansioso pra saber o desfecho. Amei essa exploração sobre gravidez na adolescência de um angulo totalmente diferente e até que divertido.

O que não gostei:

Eu achei o final um pouco forçado. Não atrapalha e nem desmerece ao livro, mas encontramos um drama e uma reviravolta que pra mim foi muito rápido. Acho que se o Bruno acrescentasse mais uns capítulos eu estaria completamente feliz e satisfeito com o livro.





Recomendo o livro a todos os fãs do Bruno e pra você que adora passar uma tarde com um livro, viajando em uma leitura muito gostosa e encantadora! Já leu o livro? Comente o que achou!

10 comentários:

  1. Quando vi o lançamento do livro, confesso que não me interessei muito por ele. Agora que já li algumas resenhas, mudei um pouco de ideia. Mesmo assim, não é uma leitura que eu vá fazer no momento. Ao contrário de você, não acho a capa tão bonita assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu li o livro recentemente e não curti.
    Achei a história bastante infantil, personagens exageradamente imaturos ao ponto de comprometer os argumentos da história. Mas a escrita do autor é boa, acredito que esse enredo posso agradar muito os mais jovens.
    Eu não curto muito essa capa, não.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não tenho vontade de ler o livro, mas adoro essa sensação de que os personagens são nossos amigos!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu não me sinto interessada para realizara a leitura da obra mas gostei de conferir a sua resenha e saber a sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Matheus.
    Realmente essa ideia dele foi genial, parabéns ao autor!
    Já havia lido uma resenha desse livro, e a pessoa havia amado ele. Assim que eu tiver a oportunidade irei realizar a leitura, e espero gostar tanto quanto você!
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Todas as pessoas que até agora li a resenha sobre o livro, também adoraram, mas confesso que nunca dei chance por causa da premissa. Nunca me conquistou, nem me chamou atenção fazendo com que não desperte minha vontade de ler. Porém, sua resenha é bem animadora. Quem sabe um dia?!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A capa sempre me atraiu pois acho bem bonita, as pessoas que vi resenha também gostaram do livro, eu que ainda não me peguei na época de ler, mas espero realizar essa leitura em breve, tua resenha ta incrível.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo e amando o livro, fico tenso com o desenrolar da historia, mas eles poderiam ter outros meios mais fáceis para algumas "mentiras" contadas. Espero não me decepcionar com o final assim como aconteceu com você, mas o livro é bem bom e eu daria de presente e recomendaria com certeza pros meus amigos leitores.

    ramigs.blogspot.com

    ResponderExcluir