[RESENHA] Lembranças da Guerra - Irmgard Ruppel + Sorteio






   Que tal conhecer um pouquinho da Segunda Guerra Mundial? Eu sempre tive muita curiosidades sobre guerras, mas sempre tive uma dificuldade de entender como era sobrevir a guerra. Em Lembranças da Guerra, temos uma história verídica de uma jovem alemã que quis deixar esse livro como um registro histórico para as próximas gerações.



Título: Lembranças da Guerra
Autor: Irmgard Ruppel
Editora: M.BOOKS
Número de Páginas: 120
Ano de Publicação: 2016
Onde comprar: Livraria da folha, Travessa, Saraiva, Extra

Esta é a história real de uma mulher que viveu a juventude na Alemanha Nazista. Irmgard Ruppel acompanhou de perto os acontecimentos que marcaram a Segunda Guerra Mundial.
Nestas lembranças, a autora descreve sua infância feliz em uma família alemã bem estruturada e, mais tarde, a convivência com personalidades importantes do regime Nazista.
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos alemães não aprovavam as atrocidades que os Nazistas perpetravam. A Inteligência Nazista montou uma rede de espionagem para identificar pessoas com ideias opostas ao regime. Seu pai, alto funcionário público do Ministério da Fazenda, da República de Weimar, é envolvido em uma trama que o leva à prisão pela polícia secreta de Hitler.
No pós-guerra, entre as perdas e os reflexos desastrosos do conflito, ela encontra coragem e a possibilidade real de recomeçar.



    O livro conta a história de Irmgard Ruppel, uma jovem nascida em 05 de outubro de 1921 no  apartamento as margens do Rio Spree. Eram tempos difíceis. Alemanha tinha acabado de perder uma guerra. A inflação era prejudicial a todos.

   Irmgard nos conta um pouco sobre sua família. Seu pai se tornou filho único após perder seus irmãos por causa de doenças. Sua mãe não se importava muito com a sua criação e sobrava para sua avó de sessenta anos a responsabilidade da criação. Uma família que apresentava uma boa estrutura financeira, morando inicialmente em uma casa com dez aposentos e depois se mudando para outro maior ainda. Realizavam festas e adoravam convidar a vizinhança, Irmgard gostava das festas, mas odiava ter que ir cumprimentar a todos.

   O livro é dividido em oito capítulos, onde ela separa de forma bem significativa as épocas mais marcantes. A infância, viagens, período pré e pós guerra também são relatados.

   De uma forma clara e direta, Irmgard Ruppel nos apresenta sua vida com tanta vontade e orgulho, que não é necessário nem fechar os olhos para se imaginar ao cenário relatado. Uma mulher guerreira e sobrevivente que deixa com esse livro não apenas um registro histórico, mas uma medalha de missão cumprida.

    A escrita dela é bem comoda e fácil de ser entendida. O livro desenvolve muito bem onde ela conta de uma forma bem resumida seus acontecimentos. Ela consegue te passar tudo o que você precisa entender sem tornar as descrições massacrantes, mesmo sendo algo que encontramos em diversas biografias.




   Eu gostei bastante da capa, ela se relaciona muito com a estrutura do livro. Fotos e informações que definem exatamente sobre o que o livro trata. Não é daquelas que a gente não esquece, mas certamente é a perfeita pra esse livro.



O que mais gostei:


   Como vocês já sabem, eu acho de extrema importância variar o tipo de leitura, séries e filmes que assisto. Isso faz com que eu teste os meus gostos e até mesmo ajuda a não enjoar de algo que eu tanto amo. Lembranças da Guerra me ajudou bastante com isso, abordando um assunto que eu não me aprofundava desde o ensino médio e até mesmo por ser uma biografia.

O que não gostei:


   Eu achei de ele deixou a desejar em certos pontos. Havia momentos que eu estava extremamente empolgado para ler e outros que ele me deixou meio parado. Os primeiros três capítulos foram muito bem escritos e fáceis de ler.



Avaliação:



  E pra ficar melhor ainda, em parceria com a M.Books, vamos sortear um exemplar do livro. O sorteio já está rolando lá na fãpage do blog e você pode participar clicando aqui!



8 comentários:

  1. bem, eu sou apaixonada por livros com temática de guerra,em especial a segunda... e confesso [com vergonha] que não sabia da existência desse, e apesar do ponto negativo que vc ressaltou, eu me atreveria a fazer essa leitura...
    vou participar do sorteio ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gosto de livros sobre a Segunda Guerra Mundial, é sempre bom saber um pouco mais sobre a história do mundo. Não gosto muito de ler biografias, mas acho que nesse caso leria. A história de Irmgard parece ser bem interessante para ver como era a vida das pessoas que tentavam viver normalmente em meio àquela situação tão complicada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu adoro ler livros sobre a Segunda Guerra Mundial e já vou anotar a dica desse livro, pois me interessei bastante nesse livro, ainda por cima, por retratar de uma jovem que sobreviveu e contar como é sua vida depois da guerra.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Sou fascinada por livros que englobam a 2° Guerra Mundial e acho que com esse não seria diferente. Só pela sinopse já vi que seria um livro do meu gosto e sua resenha me convenceu apesar do ponto negativo de que em certos pontos a história era muito lenta. Acho que todos os livros tem seu altos e baixos. Adorei conhecer <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, ainda não conhecia esse livro. Gosto de ler livros sobre a SGM, sejam eles ficcionais ou não, certamente lerei o relato real da autora quando tiver a oportunidade. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Estes altos e baios da leitura me deixaram com um pé atrás em relação ao enredo. Mas como enredos como fundo de pano a segunda guerra sempre me interessam, é provável que eu dê uma chance ao livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. OOi!
    Não conhecia o livro, a premissa dele é bastante interessante para quem gosta do tema. Não é um livro para o momento, principalmente por causa desses altos e baixos na empolgação, mas ainda assim vu anotar a dica.
    Ótimaa resenha!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, não sou muito de ler sobre o gênero, sei lá, simplesmente não gosto muito da temática guerra...tudo muito triste.

    Adorei a resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir