[RESENHA] CAIXA DE PÁSSAROS


Olá, hoje venho falar de uma das melhores histórias que li esse ano, espero que gostem e fiquem cheios de vontade de ler. É uma história repleta de significados, suspense e muita reviravolta. Lembre-se: Tome cuidado ao olhar para fora.

Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intríseca
Número de Páginas: 272
Caixa de Pássaros - Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.
A algo estranho acontecendo, relatos de inúmeras pessoas consideradas "normais" perdendo a sanidade e do nada cometendo atos violentos e terríveis e logo depois se suicidando. Ninguém sabe como acontece. Mas as suspeitas começam a aparecer na mesma rapidez em que se aparece notícias e mais notícias de suicídios por todo o mundo, mas apenas uma é levada adiante: todas as pessoas que viraram "loucas" tem algo em comum. Elas viram alguma coisa.  

No meio desse caos que o mundo começa a viver, conhecemos a história de Malorie, que acaba de descobrir que está grávida. Ela vive com sua irmã Shannon, que está obcecada com as notícias cada vez mais apavorantes que se dão em jornais e rádios... Malorie não leva muito a sério, está mais preocupada com a súbita mudança de vida que terá com essa gravidez, porém é impossível não se notar a mudança na sua vizinhança. Como forma de se proteger desse "mau", as pessoas começaram a tampar os olhos, com mãos, chapéus, qualquer coisa ao seu alcance. Aos poucos as janelas foram tampadas por papelão, cobertores ou tábuas. Sair de olhos abertos ou dar apenas uma leve espiada sobre as cortinas se tornou um risco a vida. Malorie percebe o quão real é a situação, quando perde totalmente contato com seus pais.

E de uma hora para outra o caos se implantou. Malorie se vê sozinha no mundo, a única sobrevivente que conhecia. Em busca de ajuda Malorie encontra um anúncio no jornal indicando um abrigo de proteção a todos que precisassem. Ela decide assim, arriscar do lado de fora e ir atrás desse abrigo para se juntar a esse grupo de sobreviventes.

Lá ela conhece Tom, Cheryl, Jules, Félix Don, e juntos eles tem que aprender a sobreviver num mundo onde não se pode ver. E qualquer deslize, custa a sua vida.


Eu ouvi sobre o livro na turnê da intrínseca e logo de cara fiquei fascinada com a temática abordada pelo autor. Sabe quando um livro muda sua maneira de ler histórias e você quer falar sobre ele para todos e não consegue? Me sinto assim com Caixa de Pássaros, como se estivesse tudo entalado e tudo que eu apenas consigo dizer é: por favor, leiam.

Eu odeio terror, então imagine minha surpresa quando eu me vi vidrada nesse livro logo nos primeiros parágrafos?! 

Bem, o livro é intercalado entre o presente o passado. No presente, temos Malorie e seus dois filhos, Menina e Garoto, com uma unica missão: fugir 32 quilômetros, rio abaixo em um barco a remo, vendados. E no passado temos a luta de Malorie grávida para encontrar um refúgio e assim sobreviver nele. O que eu falei aqui, não é spoiler. Está no inicio no livro, ok? 
O garoto pega a mão esquerda de Malorie. A Menina aperta a direita com seus dedinhos. Vendados, os três saem da casa.”
O autor logo nas primeiras páginas nos dá o que vai acontecer, mas você não sabe como acontece. Ele consegue desenvolver uma narrativa tão viciante, cheia de suspense, que a cada página você não sabe o que te espera e é sempre choque, um susto. Você acaba com medo de olhar a janela e de sair de olhos abertos, bem, pelo menos eu fiquei.

A escrita de Josh eu considero perfeita. Como ele aborda e descreve a perda da sanidade, o terror, os suicídios, os assassinatos, sempre com uma escrita carregada de detalhes, o que me fez fechar o livro varias vezes e fechar os olhos e falar: meu Deus, que horror! Cenas fortes, que acabam com o emocional e enchem de medo qualquer pessoa.

Os personagens são incríveis. Todos, são importantes. O foco é em Malorie, mas isso não tira em nenhum momento a força dos outros. Josh não criou personagens, mas sim pessoas comuns que estão lutando pela sobrevivência, sentem muito medo e a cada dia perdem um pouco de si mesmo, mas sempre tentam ao máximo serem quem foram, mesmo que o mundo tenha mudado. Isso é emocionante durante o livro, eu torci, chorei pelo final de cada personagem e pelas as mortes terríveis descritas, que não foram poucas. Josh criou personagens corajosos, fortes, humanos.


Melorie não é o tipo de personagem que encontramos em qualquer livro. É uma sobrevivente, Está apavorada com o que o  mundo se tornou, porém nãoapavorada por ela e sim pelas crianças que deve proteger. Vemos desde o inicio do livro a luta de uma mãe para tentar salvar seus filhos e tentar proporcionar a eles uma tentativa melhor de vida. Vemos quantas perdas um ser humano é capaz de suportar e o quanto isso pode mudar uma pessoa.  Melorie está com medo, mas não para. Ela não quer parar. Uma personagem tão forte, tão humana, tão apavorada e tão excepcional.
Você está salvando a vida deles para que tenham uma vida que não vale a pena.
O autor nos coloca como um sobrevivente, ou seja, não sabemos mais do que os personagens. Estamos assim como eles no escuro em relação ao o que causa os suicídios, como começou, o que se passa no mundo lá fora. Vivemos como eles, com medo o tempo todo do que se espreita atrás das janelas cobertas por cobertores e só descobrimos algo caso eles descubram algo. Tem gente que pode não gostar, mas eu adorei, porque tornou a história real. Não temos aquela visão privilegiada de leitor, que é como saber como tudo começou e ter aquela resposta que os personagens buscam o livro todo. Acabamos como um dos personagens, procurando respostas, especulando freneticamente em busca de qualquer coisinha que nos leve a entender o que aconteceu e como aconteceu.

O livro é um espetáculo. O clímax é minha nossa! Você realmente não tem como saber esse final, ele te deixa em choque. Eu tive que reler duas vezes e eu chorava e gritava. Fiquei sem palavras para descrever o que senti. Vou recomendar eternamente, por que eu acho que é o tipo de livro que muda a pessoa e a visão dela das coisas. Então fico feliz por ter ido na turnê da Intrínseca e mais feliz ainda de ter conhecido esse livro.

O que mais gostei:


Eu adorei a capa do livro, como ela tem o ar sombrio. Adorei a construção da história, como autor intercala o presente e o passado, os personagens, a escrita, amei como a interpretação que o autor nos proporciona do titulo. Amei como tudo se desenvolve ao ponto de você ficar chocada por não esperar de jeito nenhum aquilo. Não tem como esperar aquele final. Eu amei tudo.

O que não gostei:


Não tem do que reclamar, eu estaria inventando, porque para mim até agora não tem livro que supere esse.

Todos devem ler esse livro, porque acho impossível alguém não gostar! Espero que tenham gostado da resenha! Um beijo.

18 comentários:

  1. Olááááá!

    Eu simplesmente amei este livro. Josh escreve muito bem, a maneira que ele conduziu o medo na trama foi sensacional. SUPER RECOMENDO. Amei cada página... e queria mais. rs

    beijos!


    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já estava de olho nesse livro, mas sinopses nunca são confiantes não é mesmo? sempre gosto de uma opinião e lendo a sua resenha, irei comprar decididamente.
    Adorei essa claustrofóbica e esse horror psicológico. Adorei tudo isso.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Desde que eu vi sobre o lanamento que eu estou querendo ler, e a cada resenha que eu leio, mais a vontade aumenta, estou muito curiosa para le-lo. Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho lido muitas resenhas sobre esse livro e ele já esta na minha lista de leituras desejadas. Achei o enredo muito interessante, e acho que a leitura vai ser maravilhosa.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Luana, tudo bem?
    Já quero ler esse livro. Acho que vou ficar com medo, mas adoro histórias que cotam logo no começo o que vai acontecer e descobrimos como durante o decorrer!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  6. Olá! Já li algumas resenhas deste livro. Confesso que não tinha ficado tão interessada quanto agora. Sei lá ... Visões diferentes de um mesmo livro. Adoro!!!! =) Sua resenha está fantástica gostei mesmo. Mas infelizmente terei que esperar mais um pouquinho! heheh

    Abraço!
    Prazer em conhecer teu blog!
    Ps.: Adorei o nome do blog! =D

    Vanessa Vieira
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!

    desde que li a sinopse desse livro estou maluca por ele, achei tão interessante, e depois de conversar com alguns amigos que já leram fiquei ainda mais curiosa, adorei sua resenha, mal vejo a hora de começar a leitura.
    Beijão*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olaaa
    Caramba, cada resenha que leio fico mais curiosa por esse livro, então pretendo ler em breve, aliás, adoro essa capa, é linda e o enredo é ótimo. Que bom que gostou tanto do livro, tomara que goste como você.

    Reality of books

    ResponderExcluir
  9. Hey, tudo bem?

    Desde o lançamento eu tenho muita curiosidade com esse livro e agora a sua resenha me deixou ainda mais curiosa, até porque você é a segunda pessoa que diz que apesar de ter muito medo e não gostar muito de livros com a temática do terror adoraram o livro. Preciso mesmo ler e para ontem.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  10. Menina, acredita que eu li várias pessoas reclamando do final desse livro num post da Intrínseca?? Falando que acharam muitas pontas soltas no final e que odiaram. Será que estou confundindo o livro com outro de nome similar? Ficam pontas soltas nesse?
    Eu sou muito medrosa, acabei ficando com receio de ler esse livro e ficar sem dormir depois! hehehehe
    Sua resenha foi tão boa que surtiu o efeito contrário em mim e agora não sei se vou ter coragem de ler! :P

    ResponderExcluir
  11. Caixa de Pássaros tem sido muito falado, tanto positiva como negativamente.
    Ignorando tudo, eu tenho uma enorme curiosidade pelo livro.
    Sei que provavelmente vou amar e pretende ler em breve, e claro, quero muito essa capa linda na minha estante.
    Amei sua resenha e espero poder devorar o livro em breve.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu também amei esse livro, não conseguia parar de ler e me desesperar. O autor realmente tem uma escrita perfeita, que nos prende do início ao fim, e nos faz sentir o mesmo que os personagens. Assim como você, eu também não gosto de terror, e amei esse livro. Acho que pelo fato dele ser mais psicológico, e o que eu não gosto são das cenas nojentas que tem em alguns livros de terror.
    Mas não gostei muito do final, acho que faltou explicação
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Luana, este foi o lançamento da editora que mais me chamou atenção na época. Infelizmente ainda não li, mas já percebi que e bem o que eu esperava que fosse. Muito bom esta tensão gerada e a surpresa como final inesperado. Tem tudo para me agradar.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  14. Amei esse livro! Postei uma resenha essa semana no meu canal (dá uma olhada depois e inscreva-se)
    Achei ele tenso, personagens bem construídos (sobretudo a Malorie). Achei muito boa a escrita, e poxa, é o primeiro do autor! Estou ansiosa pelos próximos dele


    Lindo seu blog!

    Beijos,
    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/c/HelloLiz?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
  15. Minha nossa que resenha incrível! Parabéns... de verdade.
    Eu estou muito curiosa para ler esse livro, mas não sei se conseguiria... estou muito curiosa com a historia, mas eu tenho medo :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Oie, Luana!
    Quero muito ler o livro. Já vi opiniões tão diversas principalmente acerca do final que decidi que lerei, independentemente das opiniões que encontrar por aí, porque quero "ler para crer" e formar a minha própria. Ótima resenha, aliás.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    São resenhas como a sua que aumentam minhas expectativas sobre esse livro. Também conheci esse livro na turnê e fiquei louca para ler (mesmo não gostando de livros de terror). A trama, a narrativa e os personagens são instigantes e interessantes. Vai ser uma das minhas próximas leituras e espero ser envolvida pela trama.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Wow, esse livro é mto sensa
    Não da tanto medo qnto falam, é mais uma tensão, medo pelo o que pode acontecer com os personagens e tals
    Bom dms <3

    ResponderExcluir