Faculdade, trabalho, familia: Como lidar com o bloqueio literário?



 Se tiver uma coisa que todo leitor já sofreu e tem vergonha de admitir é bloqueio literário. Não importa a sua média de leitura mensal, vai chegar um momento em que algo irá te tirar da rotina e sua leitura será afetada. Blogueiros, editores, autores... Não importa sua ocupação, você também será atingido.

 Nós leitores amamos realizar maratonas de séries, ler vários livros em pouco tempo, shippar o casal alheio, mas em certos momentos não conseguimos ler um livro no mês. Isso se torna algo tão frustrante que a gente tenta de todas as formas. Pega um livro na estante, insiste, insiste, insiste e deixa no criado mudo até o final da semana. Quando voltamos para a saga da insistência, alguém entra no quarto por um motivo besta e tira nossa atenção completamente, e adivinha o que a gente faz? Voltamos para a leitura? Claro que não. Vamos direto para o celular só para conferir as notificações e quando vemos já são duas horas da manhã e temos que acordar as cinco para mais um dia a luta.

  Até ano passado eu considerava minha rotina um pouco corrida. Escola, técnico, pré-vestibular. Não parava nem aos finais de semana. A meu ver tudo se resolveria em 2016. É. Eu me enganei. O pensamento de que não estudar integral me traria "liberdade" para colocar minhas séries e livros em dia foi por água baixo. Por mais que eu não trabalhe e seja focado apenas aos estudos, me sinto culpado em passar uma tarde lendo ao invés de estudar anatomia. Parece bobo? Parece, mas isso está me deixando com um quadro de Depressão literária. Quando surge um tempo, a preguiça só libera para as séries. 


  A minha grande dúvida é como se livrar desse espírito ruim que não nos deixa mergulhar nas histórias que tanto amamos. Separei algumas medidas que estou tomando para conseguir ler o primeiro livro do ano (na verdade nem lembro se já li algum) e acabar com a bad. 

 1- Pegar um livro que você já leu e gostou pode ajudar. No meu caso escolhi o "A mais pura verdade", foi um dos melhores livros da minha vida e acho que reviver os sentimentos que ele me passou será muito importante. Tem resenha dele aqui no blog, clique aqui para ler!

2- É essencial escolher a narrativa ideal. Todos nós temos um tipo de narrativa preferida, ou alguma característica do autor que você sempre gosta.

3- Evitar séries. Sem dúvidas isso é importante. Estou querendo ler O teste a muito tempo, mas só em pensar na continuação eu já desanimo.

4- Crie um cronograma de leitura. Com trinta minutos todo dia você com certeza irá terminar seu livro e ficará satisfeito.

5- COLOQUE O CELULAR NO MUDO. Nem preciso falar nada né?

 Não sei se isso irá funcionar com vocês, mas é um pouco do que estou fazendo para voltar ao meu ritmo passado. A falta de postagens por aqui é simplesmente por que não estou lendo. Semana que vem volto a falar sobre o meu bloqueio literário, quem sabe eu esteja melhor?

Nenhum comentário: