Londres: A terra dos personagens



  Viajar não é o meu forte. Eu nunca fui alucinado por uma cidade ou sonhei em viajar para outro país. Sempre foi uma responsabilidade dos livros me apresentar uma nova cultura e eu sempre aproveitei isso. Sempre quando alguém falava em Londres vinha aqueles cenários impecáveis, a rainha e neve.

 Mas eu resolvi olhar pra ela com outros olhos. Decidi não enxergar somente a London Eye e o Big Ban, decidi enxergar as histórias que me levaram até lá.

 Nesse post eu separei alguns livros que se passam em Londres e que influenciaram a minha vida de alguma maneira.

#5 / Orgulho e Preconceito - Jane Austen



"Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu."


 Não dá pra passar por Londres e não citar Jane Austen. Orgulho e Preconceito é o livro que todos deveriam ler e certamente o mundo seria melhor.


#4 / A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan




"Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avós, e Carter viaja o mundo com o pai, o Dr. Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao British Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada - uma busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós."




Quem nunca teve a sua fase de fã de Percy Jackson que atire a primeira pedra. Já falei aqui várias vezes que Percy Jackson e Harry Potter foram os livros que me deixaram apaixonado e me deram gosto por leitura. Na época que lançou esse livro, até a lista de super mercado do Rick Riordan eu estaria lendo. E graças a Deus por isso, não me arrependo nem um pouco!



#3 / Anjo Mecânico - Cassandra Clare




"Tessa Gray tem um anjinho mecânico pendurado no pescoço, um presente de família do qual nunca se separa. O tique-taque do pingente faz com que ela se sinta segura junto à lembrança dos pais, que já morreram. Mal sabe Tessa que esse barulhinho muito em breve vai se tornar o odioso som de um exército comandado por forças do Submundo. Com os Caçadores de Sombras e seu recém-descoberto poder sobrenatural, ela enfrentará uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das trevas na Londres vitoriana."



Se tem uma coisa que eu me arrependo, essa coisa é quase ter abandonado os livros da Cassandra Clare. Li 'Cidade dos Ossos' e pensei profundamente em parar, e agora está um sufoco para colocar tudo em dia.



#2 / Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle




"Em 1887, o escritor escocês Sir Arthur Conan Doyle criou Sherlock Holmes, o infalível detetive a quem os agentes da Scotland Yard recorriam para solucionar os mistérios mais intrigantes da Inglaterra vitoriana.
Desde então, as aventuras do mestre da investigação atraem leitores ávidos por chegar à última página e ver o enigma desvendado.

Esta obra completa reúne os quatro romances e os 56 contos sobre as aventuras do detetive mais famoso do mundo e de seu fiel companheiro, o Dr. Watson. Para desvendar mistérios, o faro e a astúcia de Sherlock Holmes levam às fontes menos óbvias, às informações mais precisas. Um modelo que influencia até hoje a literatura policial e revela fôlego para impressionar gerações de leitores através dos tempos."


Sherlock Holmes sem Londres não é a mesma coisa! Eu assisti a série esses dias e ainda estou na empolgação pelos casos do detetive infalível e só posso dizer que já estou muito viciado.



#1 / Harry Potter - J. K. Rowling




"Maior fenômeno editorial de todos os tempos, com mais de 450 milhões de exemplares vendidos em 70 idiomas, a série Harry Potter chega às prateleiras em mais essa edição de colecionador. Os sete livros da saga criada por J. K. Rowling − que acompanha a jornada do adorado aprendiz de bruxo contra o maléfico Voldemort"







ACHO QUE NÃO PRECISO FALAR NADA NÉ? Harry Potter é uma das coisas que mais marcou a minha vida. Como eu costumo dizer, sou potterhead muito antes de saber o que significava.








   Eu confesso que não sei o motivo, mas senti essa enorme necessidade de falar sobre esses livros, essa cidade e tudo que parece fluir tão bem entre eles. Espero que vocês tenham gostado das indicações. Comentem aqui se já leram algum desses livros e se ficou faltando aquele que pra você é muito especial!

Nenhum comentário: