[resenha] Iscas - J Kent Messum


Esse livro foi a minha primeira leitura desse mês (maio), e eu simplesmente fiquei sem palavras! Leia e entenda:

Título: Iscas
Autor: J. Kent Messum
Ano: 2015
Editora: Record
Páginas: 320
Seis estranhos acordam em uma ilha deserta sem qualquer lembrança de como chegaram ali, mas logo se torna evidente o que todos têm em comum: são dependentes de heroína. Sequestrados e colocados à força em um jogo mortal. Em pouco minutos, começam a discutir, porém os ânimos se acalmam quando eles encontram um baú com água, comida e uma carta informando que ninguém irá socorrê-los e que, do outro lado do canal, há uma segunda ilha, onde eles encontrarão mais suprimentos e uma recompensa para quem completar a tarefa: uma dose da mais pura heroína. Quando os primeiros sintomas da abstinência aparecem, eles não veem alternativa a não ser se entregar à pressão psicológica imposta pelos misteriosos torturadores. Então se aventuram em um oceano de terror.
Como a sinopse já diz, seis pessoas vão parar misteriosamente em uma ilha. Não conseguem observar nada além do mar e uma ilha um pouco afastada. A principio eles não sabem quem são as pessoas ao seu redor, nunca se viram antes. Mas tinha algo de errado acontecendo. E o que eles tinha em comum além de estarem no mesmo lugar, e não saber como chegaram ali? Eles são todos escravos! Mas um tipo de escravo diferente. São escravos da Heroína!

Cada um dos 'ilhados' tem uma personalidade diferente, histórias difíceis e batalhas para vencer cotidianamente. Entre esses quatro homens, e duas mulheres, conhecemos um pouco da vida destinada ao vício. Encontramos definitivamente de tudo! Prostituição, assassinatos, alta dependência química, desespero, abandono, trafico, e o que mais você puder imaginar.

Após eles descobrirem mais sobre eles, também percebem um baú. Ali se encontra água e pouco alimento. Por um certo momento eles se sentem aliviados, mas logo percebem que não duraria muito tempo. Nesse baú também há uma carta! Nele eles descobrem que precisam atravessar o canal, até a outra ilha. Loucura né? Por que eles fariam isso? É ai que vem a bomba! Na carta também vem falando que na outra ilha tem a MAIS PURA HEROÍNA! E é ai que a aventura começa, e o livro dispara.



Eu descobri esse livro em uma livraria, estava vagando por lá em busca de algo novo para ler, quando o livreiro chega com o Iscas. Ele leu a sinopse e eu logo fiquei interessado, após saber que era da Record, e que estava na lista de livros em que eu poderia selecionar, ai que eu surtei mesmo!

Já falei isso aqui no blog e no Instagram algumas vezes, não sou muito de ler livros de suspense, Thriller e principalmente terror (sou puro cagado quanto a isso), mas estou me esforçando bastante! HAHA! E tem sido uma maravilhar ler esses livros.

Em Iscas, o autor consegue passar diversas mensagens, e que são claramente identificadas. A abordagem principal do livro a Heroína, nos mostra muito sobre os perigos das drogas, e eu gostei muito da mensagem. O Desenvolvimento que é incrível! Ele flui tão bem, que quando eu vi já tinha acabado. Foram cerca de 200 páginas em um dia.

Ele tem toda uma estrutura dinâmica entre os capítulos. O Autor intercala, um capitulo fala sobre o presente na ilha cujo o autor anuncia no capitulo como 'Hoje', e no próximo capitulo é destinado a um personagem da ilha, um ou dois dias antes de parar lá. Na segunda parte, quando já sabemos mais sobre todos os personagens, ai sim que os capítulos são intercalados entre a ilha e os organizadores dessa maluquice. ( Isso foi genial) Algo bem legal nos capítulos, é que a frase final de um, é a inicial do outro.



Narrado em terceira pessoa, mas com um pouco de foco em Nash, um personagem 'forte', ma sem questão de resistência. É o tipo de personagem que foi feito para nos apegarmos bastante, mas em sua circunstância de vida. Ele é o que mais transmite as mensagens importantes, e involuntariamente lidera o grupo. Nash sofreu bastante na ilha como todos, mas não pensou em desistir, mesmo com toda a abstinência pela a droga.

A Heroína é uma droga fatal! Um entorpecente que causa a diminuição das atividades do Sistema Nervoso Central.O usuário fica na maior euforia, seu efeito é comparado com um 'orgasmo', mas após um tempo ele fica com disfunção sexual, hipotensão, náuseas, vômitos, e o pior que é a Depressão do centro neuronal respiratório, que causa a morte por overdose. Como se não bastasse, o usuário fica cada vez querendo mais.

Os outros ilhados como já disse são bastante diferentes,Ginger que por tantas vezes precisou se dar em troca da droga, do mesmo jeito que Maria, uma cubana desesperada e misteriosa, a mais vaga entre todos, Kenny, sofreu bastante em casa devido ser homossexual, Felix, que sofreu por uma ausência familiar enorme, e encontrou no box um lugar para expressar toda a sua ira pelo mundo, Tal, o mais dependente da droga, o que se encontrava mais fraco entre todos. E o nosso Nash, um músico que sonhava com a fama, e viu a droga levar esse sonho ao ralo.

O que mais gostei:

Sem dúvidas, o que mais me apegou no livro foi o modo como o autor passou a mensagem das drogas. Não foi algo estampado na cara do leitores, mas algo claro para que realmente se entregasse ao livro.

O que não gostei:

O Livro tinha tudo para ser o meu favorito por longos tempos, mas fui desapontado no final. Ansiava pelas ultimas 50 páginas desde quando comecei a ler. O autor tentou mostrar o motivo
de tudo o que aconteceu, mas até isso foi vago. Eu entenderia o final, sem dúvidas. Estão em
uma ilha, tudo era possível, mas após a explicação, eu fiquei frustado! Mas é claro que isso não afeta todo o conteúdo do livro, que por sinal é ótimo!

Eu o recomendo a todos os amantes de uma boa leitura. TODOS!! Até você, que assim como eu, não está acostumado com suspense! Só deixo um, "Boa leitura!".

19 comentários:

  1. Olha, desde que vi Iscas entre os lançamentos da Record fiquei interessadíssima. Acabei não solicitando porque tinha outros livros que eu estava querendo muito e mais urgentemente ler, mas não esqueci deste, continuo querendo ler. Gosto muito de thriller, então penso que iria curtir bastante, pelo menos até a metade. Confesso que fiquei um pouco "assim" quando vi seus comentários sobre o que você não gostou no livro, que as coisas ficam vagas. Claro, não deixei de ter curiosidade, mas acho que já não o leria com tanta expectativa assim. Um outro ponto que me deixou em dúvida foi a parte da mensagem sobre as drogas; fiquei com um pé atrás, com receio de que o livro queira passar uma "moralzinha" sabe, algo que possa parecer muito didático e quadradinho (mensagem pronta, enlatadinha), sei lá. Enfim, só lendo para saber. Espero ler esse livro - não vai ser logo, mas quem sabe ainda este ano...

    Beijinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, O LIVRO NÃO É ASSIM!! hahaha Ele não demonstra as mensagens, seu intuito não é esse, mas... Todo livro tem algo a transmitir, e esse já que por tratar de Drogas, você consegue identificar a mensagem em certos pontos. Mas o livro não deixa claro. Não use drogas, mas você percebe isso com o decorre dos efeitos. Espero que tenha entendido!!

      Em Relação ao final, realmente é vago! Fiquei muito desapontado, mas daria 4 estrelas para ele!
      Beijos!

      Excluir
  2. Não conhecia o livro. Mas ele me lembro a premissa de outras narrativas: experiencias em locais isolados. Não sei se é o caso do livro, mas sempre é um sádico quem possibilita esse tipo de experiencias.
    Deve ser um perturbado, ficarmo tão próximo do psicológico de pessoas viciadas.
    Não sei me interessa ler esse livro. Pois só lendo a resenha já fico perturbada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro bate muito na tecla da psicologia. Quem conhece o ramo, os CAPS, sabe muito bem sobre as diversas personalidades abordadas no livro.

      Excluir
  3. Oi, Matheus! Adoro thrillers, mas nunca tinha ouvido falar desse, acredita? Fiquei ansiosíssima pra ler! O que você falou sobre o final ser vago me desmotivou um pouco, porque o que mais prezo em um livro assim são os detalhes... Mas mesmo assim ele vai continuar na minha lista! Ótima resenha!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que vale a pena! Estou tentando ter algumas respostas sobre o final! Haha fiquei extremamente pertubado!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Acho que esse gênero não é muito a minha cara. Adoro livros diferentes, mas esse... Não me chamou muito a atenção. Parece meio vago e bobo, como a maioria das histórias de suspense/terror. Mas gostei muito da sua resenha <3 O final, para mim, é bastante importante. Se o final é desinteressante, não consigo mais gostar tanto do livro na íntegra.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você até gostaria do livro. Ele tem um dom para te prender. E os personagens por mais pilantras que sejam, fazem você se apaixonar!
      Dei uma olhada em seu blog! Gostei muito!

      Excluir
  5. Cara, tô baixando o livro agora pra ler haha. Amei a sinopse e sua resenha foi animadora. Apesar do ponto que você disse que ter ficado meio vago. Acontece bastante isso. Mas acho que não vai me incomodar.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom! Muito mesmo! Ele tem um final, mas não acho que se encaixou para um livro de tal porte!

      Excluir
  6. Cara, tô baixando o livro agora pra ler haha. Amei a sinopse e sua resenha foi animadora. Apesar do ponto que você disse que ter ficado meio vago. Acontece bastante isso. Mas acho que não vai me incomodar.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois manda um email falando sobre o que achou!! :D

      Excluir
  7. Mesmo vc ter ficado frustrado eu me interessei pela premissa e achei muito interessante. Da raiva msm Qdo a história vai muito bem e no final o autor faz uma caca rs, mas vou ler e depois te falo o que eu achei
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei. Noite sem dormir kkkk
      Ler e depois manda um email falando o que achou!! <3

      Excluir
  8. Oláá
    Eu fiquei muuuito curiosa pela leitura quando vi o lançamento, aliás, a capa me chamou atenção e a premissa é realmente interessante, eu com certeza vou ler se tiver oportunidade, sua resenha está ótima, parabéns.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado 💓
      Gostei bastante do seu blog! Depois que ler o livro, manda um email.

      Excluir
  9. Oi Matheus, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas a forma que o autor utilizou para abordar a dependência é muito interessante.
    Não o leria no momentos, e que pena que o final é um tanto frustrante, isso é ruim quando acontece.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom! Eu indico! Infelizmente o final não foi lá essas coisas né!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    que livro diferente, nossa! Acho que nunca li nada sobre drogas assim, e também iria ficar louca para entender bem essa experiência e tudo que ocorre na ilha. Então, fiquei triste de saber que o final decepciona.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir