[RESENHA] O Duque e Eu



O Duque e Eu é o primeiro livro da série Os Bridgertons, composta por oito livros, cada um contando
a historia dos oito irmãos Bridgertons, conhecidos como Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth, e como se pode ver, a Viscondessa Violet tinha uma maneira diferente, e na minha opinião engraçada de nomear seus filhos. Este primeiro livro narra a história de Daphne, a primeira garota Bridgertons.


Título: O Duque e Eu
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 288

O Duque e Eu - Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo.Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta.Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.
Daphne é de uma beleza comum e pouco chamativa, mas tem uma personalidade forte que a difere de todas as outras. Enquanto as outras garotas tendem a assustar os homens ao seu redor, Daphne é compreensiva e gentil, fazendo assim todos a considerarem uma ótima amiga, e para o horror de sua mãe não uma ótima esposa. Para piorar a situação, sua mãe não para de pressioná-la para que arrume logo um marido, até lista de pretendentes ela ganhou! Daphne precisa achar um pretendente logo, antes que se veja obrigada a escolher entre as péssimas opções que mostraram interesse, ou então passará da idade adequada para o casamento e ficará conhecida como uma solteirona.

E então, entra na história Simon Basset, um libertino, que acaba de assumir o título de Duque após a morte de seu pai. Ao retornar a Londres depois de anos viajando, decide comparecer ao baile de Lady Danbury, por ter uma amizade com a senhora; mesmo após o aviso do seu amigo Anthony Bridgerton ( liindo) de que não o fizesse, em uma situação completamente digamos, estranha, ele conhece Daphne, que em uma tentativa de se livrar de um pretendente totalmente bêbado, acaba lhe dando um soco o fazendo desmaiar, Simon vendo essa situação parte para ajuda-la,

E a partir dai que tudo começou, atração que ambos sentiam era gigante, Simon estava quase a agarrando ali mesmo até perceber que se tratava da irmã de seu melhor amigo, Anthony. Isso o faz se controlar, por mais tentadora que estivesse parecendo a situação, assim decidindo afastar esses pensamentos impróprios de sua mente o mais rápido possível.

Tentando livrar-se das mães , cada vez mais firmes em seu dever de tentar casá-lo com suas filhas, Simon propõe a Daphne um acordo um tanto quanto diferente: ele fingirá que irá lhe cortejar, o que acalmaria os ânimos das mães das garotas solteiras, e também abrirá os olhos dos outros homens sobre ela, fazendo com que a vejam como uma mulher desejável e não apenas como uma simples amiga.


O livro é apaixonante e a cada página vemos o amor de Daphne e Simon se tornando algo encantador. Simon é um cara que acha que sabe o que quer de sua vida e por viver em função de seu pai, acaba por se esquecer de si mesmo. O livro mostra bastante a batalha interna entre o personagem com seu presente e seu passado, o que acaba deixando o personagem tão real. Vemos características muito marcesant em cada um deles. Nada  é idealizado ou feito para ser perfeito. A construção dos personagens é de maneira realista, o que muitas vezes nos faz parar de ler e ficar rindo com as coisas em comuns que temos com eles.

Daphne é literalmente avançada para o seu tempo, naquela época mulher não tinha voz, direitos e deviam ser totalmente submissas ao seu marido. Esperamos em histórias de época uma mulher sem atitude, não por culpa de qualquer coisa, mas por conta do tempo que a personagem vive. Mas Daphne não é assim, ela é inteligente e perspicaz, sabe o que quer e luta por isso. Obvio, que estamos falando de um livro de época, existe o machismo, existe aquilo da mulher não te voz. Sim! Mas Daphne é incrível e consegue mudar bastante essa imagem de mocinha sem atitude e sem graça.



E ainda tem a Lady Whistledown, uma colunista desconhecida que sabe absolutamente tudo e de todos, mas ninguém sabe nada sobre ela. Eu me divertia a cada leitura de uma coluna e do espanto da sociedade com a língua, ou melhor os dedinhos afiados da tal Lady Whistledown

Julia Quinn conseguiu misturar a sensualidade quase proibida naquele tempo sem modificar a história, assim deixando aquele ar proibido; e todos nós sabemos o quanto um proibido é atrativo. Os personagens secundários acabam ganhando um espaço gigante. Como os irmãos Anthony e Colin Bridgerton, que logo terão seus livros!

A narrativa é leve e a história fluí super bem ,o que só me faz  agradecer de joelhos a Editora Arqueiro por trazer a série ao Brasil ( para quem não sabe, o Duque e eu, foi publicado anteriormente pela livraria cultura, mas logo não teve continuação.)

O que mais gostei:


Tudo ! Não tem como eu dizer o que eu mais gostei, a narrativa da autora é perfeita, os personagens são perfeitos e tão reais! Daphne literalmente tem meu coração, pela fortaleza que ela é, pela persistência e sua autenticidade!

O que não gostei: 


Não tem o que eu  não gostei, sinceramente, eu tentei procurar erros para não me viciar, mas não deu certo! Quando eu vi, estava devorando o livro do início ao fim. Até a capa que a princípio não gostei muito, me encanta agora.

17 comentários:

  1. EU SOU LOUCA POR ESSA SERIE ! É tão bom ver resenhas boas e que falam tão bem do livro !

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha, faz um sobre o Visconde que me amava !? é o meu favorito

    ResponderExcluir
  3. Lá no blog quem faz as resenhas é a Kris, que são lindas, por sinal! Ainda não tive a oportunidade de ler, mas de ver tanta resenha bacana, agora vou comprar todos!
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eu ainda não li esta série, mas tenho uma amiga que ama, rs. É a cara dela. E vendo você falar com esse entusiasmo todo, até me animou.

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto esta série é assim, arrebata a todos! Não vejo a hora de comprar os livros e começar a leitura.
    Bjs, Rose
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  6. Aiiii esse livro!!
    Sou apaixonada nele!!!
    Cada página um suspiro,,, amei a resenha
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olaaa
    Que bom que curtiu bastante a leitura haha a história é bem legal, o enredo e tudo mais, porem, não é o que costumo ou gosto de ler.
    Ótima resenha.

    Beijos
    Reality of books

    ResponderExcluir
  8. Eu sou louca por essa série!!! Comprei os livros, mas ainda não consegui ler!! Aiii
    Adorei a sua resenha

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    A cada resenha que leio me dá mais vontade de ler os livros da Julia!
    Gosto muito de romances de época!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Olá =)

    Ainda não li essa série, mas morro de vontade. Gosto do gênero, mas acabei começando por outra autora que todos falam muito bem, a Lisa Kleypas. Mas quero muito ler essa série da Julia Quinn <3 Já estão nos desejados a um tempão! Adorei a resenha!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee

    Sou apaixonada pela série, já estou partindo pro terceiro livro e só esperando a arqueiro me enviar os dois últimos que foram lançados. A Escrita da Júlia Quinn é o máximo e ela consegue fazer com que o leitor se apegue aos personagens de maneira muito intima.
    Adoro revê-los nos livros seguintes, mata um pouco da saudade.

    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  12. Oie, flor!
    Não gosto de romances históricos, mas a cada resenha que leio dessa série fico mais inclinada a mudar de ideia e dar uma chance aos Bridgetorns!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  13. Muito amor pela série Os Bridgertons!! Desde o momento que li O Duque e Eu virei fã da Julai Quinn! Eu simplesmente AMO romances de época e ela escreve de uma forma que nos transporta! Eu li os três primeiros livros da série, mas não vejo a hora de ler os próximos!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. AHHH Julia Quinn é muito bom. A única coisa que eu não curti muito é a linguagem muito informal. Prefiro algo mais rebuscado, ainda mais por ser um romance de época. Mas a forma como a Julia descreve os personagens é simplesmente perfeito.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Aiiii, esse livro é fofo mesmo, também amo! A Daphne é mesmo bem pra frente, no seu tempo. Mas temos que considerar que a família Bridgerton é bem atípica, por isso amo tanto, rs.
    Eu li o livro quando foi lançado há muitos anos, como romance de época, mas vou reler agora, nesse fds, pra ser mais específica, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. O primeiro livro da série Os Bridgertons que conquistou muitos fãs! Eu achei bastante interessante como são dado os nomes dos personagens principais de cada livro, pois essa dinâmica de seguir na ordem alfabética acaba sendo uma série diferenciada! Eu gostei dessa capa, porém entre todas, essa é a que eu gostei menos. Eu não sou fã de romance de época, mas essa série parece ser ótima, pois já vi muitos comentários positivos sobre ela! ;)

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar desta série algures na blogosfera mas não me tinha interessada por ela. No entanto, esta sua resenha chamou-me a atenção! Fez-me lembrar daquilo que falam sobre Outlander, talvez por ser mais ou menos da mesma altura. Vou pesquisar a série cá por Portugal... Beijinhos*

    ResponderExcluir